A inclusão dos estudantes na academia como um desafio à interculturalidade

Autores

  • Emília de Carvalho Coutinho Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC)f Viseu, Escola Superior de Saúde https://orcid.org/0000-0002-9506-4626
  • Adriana Pinto Oliveira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu https://orcid.org/0000-0002-1526-5867
  • Carolina Marques Reis Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu https://orcid.org/0000-0002-4770-3278
  • Inês Raquel Cabral Oliveira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu https://orcid.org/0000-0001-7790-1067
  • Leonardo de Almeida Maltez Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu
  • Stefanie Marlene Pereira Osório Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Viseu
  • Maria Vitória Barros de Castro Parreira Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Paula Alexandra de Andrade Batista Nelas Health Sciences Reserch Unit: Nursing (UICISA: E) | IPV, Polytechnic Institute of Viseu, Escola Superior de Saúde
  • Cláudia Balula Chaves Centro de Estudos em Educação e Inovação (CIDEI), Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu https://orcid.org/0000-0002-8103-7221
  • João Duarte Health Sciences Reserch Unit: Nursing (UICISA: E) | IPV, Polytechnic Institute of Viseu, Escola Superior de Saúde
  • Sandra Antunes Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Politécnico de Viseu
  • Paula Marques dos Santos Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp12532-01-17e

Palavras-chave:

Vivências. Academia. Exclusão. Interculturalidade. Inclusão

Resumo

A capacidade das Instituições de Ensino Superior (IES) adotarem políticas e dinâmicas promotoras de interculturalidade para a inclusão dos estudantes apresenta-se como um desafio face aos relatos de vivências de exclusão académica dos participantes deste estudo. Foi objetivo deste estudo compreender a experiência vivida pelos participantes, na academia, como fenómeno de inclusão/exclusão. Relativamente aos métodos, trata-se de um estudo qualitativo, fenomenológico-interpretativo, com recurso à entrevista fenomenológica. Participaram trinta e um elementos da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019. A análise dos dados emergentes foi qualitativa e realizada com ajuda do software Nvivo12. Este estudo insere-se num projeto mais amplo intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição onde se realizou o estudo. Quanto aos Resultados, das categorias emergentes destacamos a Experiência e significado de inclusão, com destaque para a “Indiscriminação”, “Igualdade e equidade” e “Integração na comunidade”; as Barreiras à inclusão na instituição, com ênfase nas “Barreiras Arquitetónicas”, na “Desarticulação hierárquica institucional, “dificuldades linguísticas” e, ainda, a categoria Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, enfatizados pelos participantes, como a “desvalorização”, a “solidão” e a “tristeza”. Em conclusão, os participantes consideram que os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade se centram no derrubar as barreiras arquitetónicas e linguísticas, de forma a que os edifícios tenham acessos adequados à mobilidade, que garantam a sua integração e minimizem sentimentos de desvalorização, solidão e tristeza.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Coutinho, E. de C., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Oliveira, I. R. C., Maltez, L. de A., Osório, S. M. P. ., Parreira, M. V. B. de C., Nelas, P. A. de A. B., Chaves, C. B., Duarte, J., Antunes, S., & Santos, P. M. dos. (2021). A inclusão dos estudantes na academia como um desafio à interculturalidade. REVES - Revista Relações Sociais, 4(2), 12532–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp12532-01-17e

Edição

Seção

General Papers/Artigos