Notas de pesquisa sobre questões de gênero na brincadeira do Bumba-meu-boi
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp12693-01-09ePalavras-chave:
Notas de Pesquisa. Gênero. Bumba-meu-boi. Cultura Popular.Resumo
O presente texto visa socializar breves impressões, em forma de notas, sobre questões de gênero na brincadeira do Bumba-meu-boi. Para isso, tomo como lugar de fala, análise e compressão a pesquisa desenvolvida, entre os anos de 2017 e 2020, por ocasião do meu doutorado em História, no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cuja Tese, defendida em janeiro de 2021, tem por título – “O bumba-meu-boi maranhense urrou em Roraima: a (re) produção de um território simbólico-cultural (1975-2019)” –. Vale registrar que, embora, no primeiro momento, o conceito de gênero não tenha sido elencado como chave principal para a leitura e a interpretação sociocultural do folguedo, ele acabou não passando desapercebido, especialmente por ordenar significados, práticas sociais e relações de poder de homens e mulheres dentro da brincadeira do bumba-meu-boi de matriz maranhense. A metodologia da pesquisa com a abordagem qualitativa coligiu diferentes fontes: pesquisa de campo nos estados do Maranhão e Roraima, redes sociais (Instagram) dos principais grupos de Bois do Maranhão, bem como registros fotográficos e entrevistas semiestruturaras (gravadas em áudio/vídeo) e, posterior tratadas e analisadas como fontes de pesquisa. Por fim, o texto aponta que, hodiernamente, as mulheres têm conquistado espaço e visibilidade, mas ainda persiste a mentalidade machista para determinar os melhores papéis sociais e culturais, além da objetificação do corpo da mulher por meio da feminilidade e sensualidade.
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