Literatura infantil, Educação Ambiental e as possibilidades acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13525-01-07ePalavras-chave:
Literatura infantil; Proposta Pedagógica; Educação AmbientalResumo
A atividade traz a percepção de acadêmicos em relação a exploração da Educação Ambiental através da literatura infantil, com a produção de uma obra infanto juvenil, servindo como estratégia para produção de recursos didáticos que envolvessem criatividade, conhecimento científico, curiosidade e percepção em relação as questões ambientais. Compreendemos a importância de novas metodologias como ferramentas estratégicas para que o ensino de Ciências se torne mais dinâmico, atrativo e empolgante. Assim, ocorreu a produção do livro, como atividade de extensão relacionado a disciplina de Laboratório de Ensino de Ciências Naturais, intitulado “Uma história nada comum: viaje no mundo dos vertebrados”. Para a avaliação da atividade, os acadêmicos responderam a um questionário de satisfação em relação a sua produção. Notou-se que os acadêmicos compreendem a importância de diferentes metodologias para que o ensino de Ciências se torne mais prazeroso, e citam a eficácia da utilização da Literatura como meio para tornar as aulas mais significativas; reconhecem a Educação Ambiental como ferramenta para desenvolver o respeito pelas diferentes formas de vida, a compreensão da importância da biodiversidade e da preservação ambiental, salientando que novas metodologias se bem planejadas contribuem para o aprendizado.
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