Caminhos para explorar a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13541-01-11ePalavras-chave:
meio ambiente, inovação pedagógica, educação básicaResumo
Este trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, onde indicamos a viabilidade de ser trabalhado nas aulas de Educação Física a temática da Educação Ambiental nas escolas da rede pública, participaram deste estudo integrantes do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, no núcleo de Educação Física pertencente a Escola Municipal Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana-RS. Inicialmente, procuramos realizar um planejamento e estudos dos conteúdos a serem explorados futuramente nas intervenções práticas na escola. Seu desenvolvimento ocorreu através de pesquisas em revistas, artigos e documentos legais. Foram explorados documentos como a Constituição Federal e a Lei 9795/1999 e documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Após as leituras destes documentos, foi realizada uma busca nos livros didáticos de Educação Física, destinados à Educação básica, com o intuito de localizar atividades que se relacionassem nas temáticas. Com base nestas buscas, o estudo disponibiliza algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas dentro do ambiente escolar, tais como o “Parkour”, a caminhada orientada e a corrida de Orientação, atividades de baixo custo para sua realização e que podem ser adaptadas e realizadas em múltiplos espaços. Conclui-se que há uma grande possibilidade de trabalhar o tema da Educação Ambiental através do componente curricular Educação Física, colaborando desta forma para uma maior conscientização ambiental de professores e alunos. Ressalta-se também o grande ganho que há nas escolas da rede pública de ensino com a atualização das propostas curriculares feitas através da inserção dos residentes na prática escolar, com isso colaborando para a melhor qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.
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