A luta por uma Educação do Campo e não para o campo: protagonismos e desafios dos movimentos sociais

Autores

  • Evangelista Soares Siqueira Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
  • Francisco Marcos Mendes Nogueira Universidade Estadual de Roraima (UERR) https://orcid.org/0000-0002-1630-5613

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss3pp14180-01e

Palavras-chave:

Movimento Sociais, Educação do Campo, LEDUCARR, UFRR

Resumo

O presente ensaio versa sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima, LEDUCARR/UFRR, tendo como pano de fundo o protagonismo dos Movimentos Sociais para a efetivação de uma Educação do Campo e não para o campo no contexto do estado de Roraima. Registra-se que o LEDUCARR tem sua gênese a partir do Edital de convocação nº. 09, de 29 de abril de 2009, do Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), o qual foi uma iniciativa do Ministério da Educação, por intermédio da Secretária de Educação Continuada e Diversidade (SECADI), com apoio da Secretaria de Educação Superior (SESU) e a execução financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dessa forma, após a aprovação do curso foi realizado o primeiro vestibular, em 2010, com o total de 60 vagas, sendo 30 para Ciências Humanas e Sociais (CHS) e 30 para Ciências da Natureza e Matemática (CNM). O diferencial da proposta pedagógica para o LEDUCARR recaiu sob a opção dos princípios da Pedagogia da Alternância através da articulação do Tempo Universidade (TU) com o Tempo Comunidade (TC). Ademais, salienta-se o papel dos Movimentos Sociais para que a Educação do Campo estivesse alicerçada sob o paradigma educação inclusiva dos homens, mulheres e jovens que vivem do e no campo, fugindo dessa forma dos modelos tradicionais que desconhecem o campo como lugar de produção de conhecimento por meio da educação para o campo, ou seja, simplesmente os modelos educacionais urbanos para o campo.

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Biografia do Autor

Francisco Marcos Mendes Nogueira, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

 

 

 

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Siqueira, E. S., & Nogueira, F. M. M. (2022). A luta por uma Educação do Campo e não para o campo: protagonismos e desafios dos movimentos sociais. REVES - Revista Relações Sociais, 5(3), 14180–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss3pp14180-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos