Educação e natureza: reflexões a partir da primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl5iss3pp14358-01iPalavras-chave:
Desenvolvimento, Educação, Natureza, Primeira InfânciaResumo
O presente texto busca articular e relacionar a temática da educação com a natureza, refletindo, dessa forma, a relação entre esses dois elementos no contexto da primeira infância. Para isso, considerar-se-á a primeira infância entre os anos de 0 a 6 anos, período que normalmente ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, na qual se liga, diretamente, ao cotidiano e ao ato de brincar. Partindo desse princípio, a nossa intenção com o texto é voltar o nosso olhar para a primeira infância, refletindo sobre seu desenvolvimento, bem como a conexão da criança com a natureza, em particular no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar como o espaço natural ou transformado contribui para o desenvolvimento infantil a partir do processo de ensino-aprendizagem. Desta feita, a metodologia adotada é de natureza descritiva e bibliográfica tendo por abordagem a pesquisa qualitativa, na qual se utilizou de coleta de dados e informações junto às bases de dados da Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo) e dos Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC). Para facilitar a busca e, posterior, análise, tomou-se como chave de leitura as seguintes categorias: primeira infância, brincar, desenvolvimento infantil, educação e o ambiente natural no processo de ensino infantil. Logo, o texto busca mostrar a importância da natureza no processo educativo, em particular ao considerar o processo de ensino-aprendizagem na e para a primeira infância.
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