Produtividade e Competividade para as Micro e Pequenas empresas através da participação no Projeto ALI do SEBRAE

Autores

  • Anderson de Souza Nunes Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Brasil https://orcid.org/0000-0003-1538-5727
  • Rafael Mozart da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14687-01e

Palavras-chave:

inovação, Produtividade, Radar de Inovação, MPEs, Marketing digital

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a repentina mudança de rotina imposta pela COVID-19 às MPEs atendidas pelo Projeto ALI do SEBRAE. Por meio de análises quantitativas foi possível concluir que as empresas pesquisadas que conseguiram retomar o seu faturamento não tiveram avanços significativos nas dimensões de gestão da operação e marketing, mostrando como as empresas renunciam a avanços e novas práticas em detrimento de ganhos de faturamento no curto prazo.  A pesquisa também corrobora com a ideia de as MPEs ainda precisam de muita dedicação e abertura para a implantação real de novas culturas e de soluções digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Nunes, A. de S., & Silva, R. M. da. (2022). Produtividade e Competividade para as Micro e Pequenas empresas através da participação no Projeto ALI do SEBRAE. REVES - Revista Relações Sociais, 5(4), 14687–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14687-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos