Principais desafios metodológicos enfrentados por professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp15091-01ePalavras-chave:
EJA., Dificuldades Metodológicas de Ensino., Professor.Resumo
O presente trabalho consiste em identificar os principais desafios metodológicos encarados pelos docentes no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Levanta uma discussão sobre o tema em seu ponto mais crítico da ação docente, em sala de aula: a adequação dos métodos e técnicas de ensino à realidade dos alunos dessa modalidade. O objetivo geral da pesquisa é apontar os principais desafios metodológicos enfrentados pelos professores nas práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos. Diferentemente das estratégias e metodologias desenvolvidas vinculadas aos demais níveis e modalidades, no ensino regular, buscamos perceber por meio de pesquisas qualitativas e estudos bibliográficos, voltados ao tema; os avanços ao longo da história da EJA no Brasil, como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a EJA, as conferências internacionais e o Plano Nacional de Educação, propostas que consideram as especificidades de jovens e adultos, dando um olhar mais subjetivo ao tratamento dos conteúdos em relação aos anseios dos alunos da EJA. A educação de jovens e adultos é marcada pela alta taxa de evasão, pelo pouco tempo para trabalhar o conteúdo e um número reduzido de aulas para se desenvolver os conceitos de forma plena e completa, em comparação com alunos da educação básica que cursam seu nível de ensino no tempo considerado correto. Além disso, os resultados mostraram que os professores enfrentam dificuldades metodológicas para atingir o público da EJA, e isso se deve a: 1) pouca disponibilidade de tempo dos alunos, 2) curta duração do curso, 3) falta de motivação dos alunos, 4) falta de metodologias próprias para o EJA, e, 5) desconsideração das aulas do EJA com a realidade de vida dos alunos.
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