Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01e

Palavras-chave:

Modelagem digital. Realidade aumentada. Ensino. Arquitetura. Engenharia Civil

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em modelos de arquitetura e instalações prediais utilizados em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Para tanto, partiu-se do procedimento de Design Science Research para elaborar modelos digitais a partir do software SketchUp, além de sua integração no software Unity3D e Vuforia para gerar modelos de RA. Adicionalmente, foi elaborado um recurso educacional aberto explicando os procedimentos para elaboração de RA utilizando os softwares mencionados. Os resultados mostraram que a RA pode contribuir para o ensino nas áreas supracitadas, isso porque em contraste aos meios tradicionais de representação e visualização, a RA é uma tecnologia de baixo custo que proporciona melhor simulação e visualização de projetos e seus elementos construtivos, bem como mostra a sua relevância para diversos usos como apresentações de projetos, de maquetes virtuais e compreensão de elementos e sistemas construtivos de maneira mais aprofundada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Almeida, G. B. de, & Corrêa Neto, J. S. (2023). Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia. REVES - Revista Relações Sociais, 6(1), 15344–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos