Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01ePalavras-chave:
Modelagem digital. Realidade aumentada. Ensino. Arquitetura. Engenharia CivilResumo
Esta pesquisa teve por objetivo aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em modelos de arquitetura e instalações prediais utilizados em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Para tanto, partiu-se do procedimento de Design Science Research para elaborar modelos digitais a partir do software SketchUp, além de sua integração no software Unity3D e Vuforia para gerar modelos de RA. Adicionalmente, foi elaborado um recurso educacional aberto explicando os procedimentos para elaboração de RA utilizando os softwares mencionados. Os resultados mostraram que a RA pode contribuir para o ensino nas áreas supracitadas, isso porque em contraste aos meios tradicionais de representação e visualização, a RA é uma tecnologia de baixo custo que proporciona melhor simulação e visualização de projetos e seus elementos construtivos, bem como mostra a sua relevância para diversos usos como apresentações de projetos, de maquetes virtuais e compreensão de elementos e sistemas construtivos de maneira mais aprofundada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVES - Revista Relações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.