Consumo como ação política: anúncios publicitários de moda plus-size em sites de compra estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl6iss2pp16310-01ePalavras-chave:
Consumo, moda plus size, política, ética-estética, publicidade.Resumo
Na contemporaneidade, o consumo se torna um espaço privilegiado para manifestações de natureza ético-estéticas, apontando para ações políticas. Apresentamos neste artigo duas polêmicas recentes envolvendo anúncios publicitárias de peças de moda plus size em sites estrangeiros, em 2015 no site Aliexpress, e em 2016 no site/aplicativo Wish. Propomos analisar os dois episódios articulados pela presença efetiva em redes midiáticas, buscando verificar suas reverberações éticas e estéticas, através dos engajamentos/ativismos online de indivíduos-sujeitos que se posicionaram a respeito deles. Desse modo, pretendemos problematizar sobre uma dimensão política, guiando-nos pelas noções de estética, política e polícia presentes no pensamento de Ranciére (2005) e a acepção de politicidades compreendida por Rose de Melo Rocha (2009). Como resultados alcançados, podemos afirmar que os episódios, embora não constituam uma ação política no sentido tradicional, apresentam possibilidades de brechas sociais no cotidiano por meio do consumo, se aproximando das noções de polícia e politicidades.
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