PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648Palavras-chave:
Saberes, Pedagogias alternativas, Formação profissional, Engenharia, EducaçãoResumo
O campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos. Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras.Downloads
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Referências
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Publicado
2018-12-21
Como Citar
Pereira, J. C. D., & Tomasi, A. de P. N. (2018). PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0636–0648. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648
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Educação