PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG

Autores

  • Juliana Caroline Dias Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Antônio de Pádua Nunes Tomasi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648

Palavras-chave:

Saberes, Pedagogias alternativas, Formação profissional, Engenharia, Educação

Resumo

O campo das ciências da educação tem enfatizado ao longo do tempo inúmeros trabalhos que colocam em relevo uma escola e práticas educativas alternativas à escola tradicional, apontando nessas práticas benefícios para a aprendizagem e a formação do aluno. Esse artigo procura identificar essas práticas, ainda que coexistentes com as práticas tradicionais e detectar as contribuições que os percursos formativos experienciais acrescentam à formação profissional dos alunos.  Foram utilizados como campo teórico estudos relativos à formação experiencial, à formação profissional e às pedagogias alternativas, assim como observações e entrevistas. Apresenta-se, aqui, os resultados de uma sondagem inicial estabelecida a partir das apresentações de um projeto de engenharia pelos alunos do 2º. Período do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG na disciplina Metodologia de Projetos, e o trabalho que desempenham alunos de diferentes períodos que compõem a Equipe Fórmula Cefast da mesma instituição. A sondagem inicial aponta que os alunos dos cursos de engenharia estudados são capazes de construir conhecimentos a partir de outras vias que não tenham como referência única a sala de aula, e indícios de que os alunos são capazes de construir percursos formativos alternativos àqueles propostos pela escola. Aponta, ainda, a necessidade de a escola repensar suas práticas formadoras.

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Biografia do Autor

Juliana Caroline Dias Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

É mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, possui graduação em engenharia elétrica pela mesma instituição (2012). Possui experiência na área de gerenciamento de projetos e inovação tecnológica. Tem interesse nas áreas de trabalho e formação profissional, educação em engenharia, filosofia da tecnologia, gênero e diversidades.

Antônio de Pádua Nunes Tomasi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1977), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Diplôme d'Études Approfondies - DEA (1991) e Doctorat de Sociologie pela Université Paris VII - Universite Denis Diderot (1996) e pós doutorado em Sociologia na UFMG (1997) Atualmente é professor Associado IV do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, consultor do Museu de Artes e Ofícios - BH, pesquisador do CEFET-MG junto à CHAIRE UNESCO/CNAM: "Formation et Pratiques Professionnelles", Coordenador Geral do Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE e líder do Grupo de Pesquisa PROGEST. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualificação, Formação Profissional, Trabalho, Competência e Formação ao Longo da Vida.


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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Pereira, J. C. D., & Tomasi, A. de P. N. (2018). PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CEFET-MG. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0636–0648. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0636-0648

Edição

Seção

Educação