GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BA
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0382-0396Palavras-chave:
Democracia. Educação do Campo. Gestão escolar democrática.Resumo
O presente artigo visa fazer uma discussão tomando como ponto de apoio uma pesquisa quali-quantitativa que teve como objetivo investigar como se dá a Gestão Democrática nas escolas do Campo do Município de Itabuna – BA, como uma ferramenta de transformação social no contexto do sistema capitalista. Os instrumentos para coleta de dados foram revisão bibliográfica e aplicação de questionários, e o referencial teórico traz como suporte o materialismo histórico dialético. Legalmente, fundamentamos nos documentos oficiais nacionais, Constituição federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo (2002), no intuito de melhor entender como se efetiva a gestão escolar democrática no contexto campesino. No debate da democracia sob o viés socialista foram utilizados alguns autores, a exemplo de Coutinho (1979), Hora (2007) e Wood (2003), além de outros. Os resultados da pesquisa mostram que apesar de muitas vezes afirmar-se que existe gestão democrática nas escolas do campo, as práticas não são verdadeiramente democráticas, uma vez que não envolve todos os sujeitos da comunidade escolarDownloads
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Referências
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Publicado
2018-10-17
Como Citar
dos Santos, V. P., & dos Santos, A. R. (2018). GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0382–0396. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0382-0396
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Educação