UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE E A ELABORAÇÃO DE ANALOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Andréa Cristina Maggi CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG https://orcid.org/0000-0002-6536-7159
  • Ivo de Jesus Ramos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0661-0672

Palavras-chave:

Analogia. Critérios de textualidade. Ensino e aprendizagem. Texto.

Resumo

Este estudo partiu de uma observação durante as apresentações de trabalhos sobre o uso das analogias no cotidiano nas aulas da disciplina “Reconstruindo modelos por analogia” do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, o que provocou uma inquietação acerca da eficácia da construção e dos usos das analogias como recursos e modelos de ensino. A partir desse questionamento, neste trabalho de caráter qualitativo, busca-se refletir sobre o papel das analogias na interação sociocomunicativa, compreendendo que se elas são textos devam ser construídas conforme critérios de textualidade, para cumprirem seu papel comunicativo e significativo no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse estudo, são apresentados conceitos de analogia e texto, bem como os critérios de textualidade. Ao abordar as premissas da comunicação, baseia-se nas técnicas descritas por Blikstein (2002). Os conceitos de analogia são baseados em Ferry e Nagem (2008) e Fonseca e Nagem (2010). Sobre texto e critérios de textualidade, são citados os estudos de Koch e Elias (2010), Koch (2011), Koch e Travaglia (2011), Paiva (2016) e Ribeiro (2016). Ao final, busca-se refletir se a analogia, por cumprir os critérios de textualidade e, assim, ser considerada um texto, é suficiente para que ela seja compreendida pelo interlocutor, cumprindo sua função comunicativa.

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Biografia do Autor

Andréa Cristina Maggi, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica, pelo CEFET-MG; Licenciada em Letras, pelo Uni-BH, com especialização lato sensu em Revisão de Textos, pelo IEC-PUC-Minas; Práticas Pedagógicas, pela UFOP; e Gestão, Implementação e Planejamento de Educação a Distância, pela UFF. Professora da Rede Particular de Ensino de Belo Horizonte.

 

Ivo de Jesus Ramos, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, pela UNICSUL, Mestre em Educação Tecnológica, pelo CEFET-MG. Docente e Pesquisador do CEFET-MG.

Referências

Livro:
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2002.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 13. ed. São Paulo, Cortez, 2011.

Capítulo de livro:
PAIVA, Francis Arthuso. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 43-59.
RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31-42.

Artigo em periódico:
FERRY, Alexandre da Silva; NAGEM, Ronaldo Luiz. Analogias & contra-analogias: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva bachelardiana (Analogies and counter-analogies: a proposal for science teaching from a bachelardian perspective). Experiências em Ensino de Ciências. v3(1), p. 7-21, 2008.
FONSECA, Eliane G. Silva; NAGEM, R. L. A utilização de modelos, analogias e metáforas na construção de conhecimentos significativos à luz da teoria de Vygotsky. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 07 a 09 de outubro de 2010. ISSN: 2178-6135. Artigo número: 137. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/ LCECT/ 137.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.
NAGEM, Ronaldo Luiz; CARVALHAES de Oliveira, Dulcinéia; DIAS Yamauchi Teixeira, Jully Anne. Uma proposta de metodologia de ensino com analogias. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, 2001, p. 197-213. Universidade do Minho Braga, Portugal Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/374/37414109.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2017.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Maggi, A. C., & Ramos, I. de J. (2018). UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE E A ELABORAÇÃO DE ANALOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0661–0672. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0661-0672

Edição

Seção

Educação