DISCUSSÕES ACERCA DO DISCURSO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO: A FABRICAÇÃO DO CORPO MAGRO NA REVISTA ANAMARIA
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0028-0034Palavras-chave:
Relações de poder. Corpo. Discurso midiático.Resumo
Esse trabalho situa-se em problematizar algumas discursividades que circulam na mídia contemporânea e que fabricam o que parece ser o modelo estético vigente na atualidade, onde os corpos “devem” ser magros. Compreende-se que os corpos dos sujeitos são produzidos pelas e nas relações de poder em que estão engendrados. Toma-se como corpus empírico as reportagens da seção “Dieta” de alguns exemplares das edições semanais da revista AnaMaria, que é uma mídia impressa que operacionaliza um processo de subjetivação que funciona de um modo sutil e convidativo. Compreende-se a mídia como uma pedagogia cultural, que educa e fabrica sujeitos para além da escola. O referencial teórico e metodológico da pesquisa são alguns conceitos do filósofo Michel Foucault utilizados como ferramentas de análise.