A MILITARIZAÇÃO COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: UM OUTRO OLHAR
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0076-0094Palavras-chave:
Colégio da Polícia Militar. Gestão escolar compartilhada. Gestão democrática. Militarização. Políticas públicas educacionais.Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar um outro olhar sobre a militarização dos colégios públicos, ambiência no ensino médio. Esta pesquisa é de abrangência qualitativa com pesquisas documental e bibliográfica. Para o seu desenvolvimento, escolheu-se a metodologia de estudo de caso, tipo único, sendo o caso o Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar de Alagoas, localizado na cidade de Maceió. Foi aplicado um questionário aos gestores responsáveis, tanto pela administração como pela parte pedagógica. Os principais conceitos desvelados foram: militarização, hierarquia e disciplina, autoridade, gestão democrática, escolas, mérito e violência escolar. Foram também levantadas as dez principais críticas, tanto positivas quanto negativas. Incorreto afirmar que os alunos dos colégios militares são dóceis, castrados, não críticos e que são homogeneizados por intermédio de pouquíssimas disciplinas militares, que apenas ensinam algo que nos dias atuais estão um pouco distantes, como a ética, o civismo e o respeito. Os militares do nosso estudo não usam armas dentro dos muros do colégio, convivem em harmonia com os seus pares do setor pedagógico e docência, cuidam de manter uma estreita relação com os responsáveis por seus alunos, tanto em reuniões de pais e mestres, quanto na convivência de portas abertas à comunidade. Um fator de força nessa relação é o Grêmio Estudantil, que congrega atividades em que alunos, mestres, gestores militares e responsáveis participam de atividades lúdicas e acadêmicas. Por isso, este autor acredita que o colégio em tela contribui para a formação do cidadão brasileiro.