As teorias do estado e a modernidade tardia
Palavras-chave:
Estado Democrático de Direito Internacional, Monismo Jurídico, Teorias do Estado.Resumo
O artigo tem por objetivo geral indicar alguns aspectos do pluralismo político-jurídico enumerados como essenciais à formação do Estado Democrático de Direito Internacional. O texto que se segue se alinha às Teorias do Estado em sua contemporaneidade – aqui denominada de Modernidade Tardia. O desafio posto exige a superação do individualismo jurídico e o revigoramento das concepções sociais do direito. Uma conclusão geral indica a necessidade de superação dos padrões atuais do pragmatismo, do formalismo e do monismo jurídico. Trata-se, portanto, de rearticular o debate epistemológico da firmação e do reconhecimento do outro, sobretudo, diante de alguns institutos jurídicos da exceção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-02-2016
Como Citar
MARTINEZ, V. C.; SILVA, A. A. As teorias do estado e a modernidade tardia. Revista de Direito, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 61–86, 2016. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1658. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos de fluxo contínuo
Licença
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista de Direito apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista de Direito.
A Revista de Direito não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.