Abertura de chamada para submissão de trabalhos - Dossiê Educação das relações étnico-raciais: Diálogos entre saberes, práticas e  políticas antirracistas

2021-05-14

A educação das relações étnico-raciais tece diálogos entre saberes, práticas e políticas antirracistas, entrelaçando modos de produzir, existir e resistir cotidianamente dos povos negros e indígenas. A construção de políticas antirracistas, como a Lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas na educação básica, e as ações afirmativas para estudantes negras/es/os e indígenas no ensino superior, resultantes das mobilizações dos movimentos sociais negros e indígenas, conferem uma reesruturação dos currículos e espaços educativos em contextos escolares e não-escolares. Além disso, essas políticas possibilitam uma ressignificação de representações desses sujeitos e a valorização de suas epistemologias. O dossiê Educação das relações étnico-raciais: Diálogos entre saberes, práticas e políticas antirracistas, da Revista de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), busca a publicação de estudos e pesquisas, cujos objetivos consistem na discussão acerca das relações étnico-racias e a educação em diálogo com suas diferentes interfaces.


São bem-vindos trabalhos que contemplem as seguintes temáticas:
- Ensino das histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena; 
- Currículo da educação básica e do ensino superior; 
- Formação e práticas docentes antirracistas;
- A ações afirmativas e democratização do ensino superior; 
- Artes negras e indígenas e educação; 
- Educação popular negra e indígena; 
- Educação indígena; educação quilombola; 
- Infâncias e juventudes negras e indígenas; 
- Educação para jovens e adultos indígenas e negros; 
- Diferenças e inclusão: interfaces da educação especial e das relações étnico-raciais;
- Movimentos sociais indígenas e negros e educação; 
- Práticas educativas antirracistas em contextos não-escolares.