Ação afirmativa, raça e racismo: uma análise das ações de inclusão racial nos mandatos de Lula e Dilma

Autores

  • João Feres Júnior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Verônica Toste Daflon Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Luiz Augusto Campos Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo pretende avaliar a contribuição dos governos petistas para o sucesso das políticas de ação afirmativa em nosso país. Faz uma cronologia da ação afirmativa nas duas administrações, com ênfase no governo Lula, que ainda representa a experiência mais duradoura. Mesmo sem assumir explicitamente a ação afirmativa como uma das bandeiras principais de seu governo, muitas das medidas da administração de Lula permitiram que o Estado e a sociedade civil estabelecessem uma conversação que redundou no sucesso dessas iniciativas. A recente sanção da lei das cotas por Dilma Rousseff significou a coroação dessa estratégia política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Feres Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Verônica Toste Daflon, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Luiz Augusto Campos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Júnior, J. F., Daflon, V. T., & Campos, L. A. (2018). Ação afirmativa, raça e racismo: uma análise das ações de inclusão racial nos mandatos de Lula e Dilma. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3439