Política de cotas: emancipação ou amortecimento?

Autores

  • Janete Luzia Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O presente texto discute a implementação da política de cotas étnico-raciais como mais uma estratégia do capital em seu estágio atual para passivizar a luta da classe trabalhadora pela ampliação de direitos sociais. A educação superior é utilizada como o meio mais “fácil” para a ascensão social vertical daqueles que, historicamente, não conseguem o acesso à universidade. Com isso, o neoliberalismo no Brasil não só consegue capturar a subjetividade dos trabalhadores, como também escamotear o estado falimentar da Educação brasileira. O sistema de cotas para o ingresso no ensino superior público para estudantes negros é aqui contrastado com a defesa de políticas públicas de caráter universal que visam à construção de um projeto societário centrado no Homem e na busca pela sua emancipação.

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Biografia do Autor

Janete Luzia Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Políticas Públicas, “Questão Social” e Serviço Social – NUPEQUESS

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Leite, J. L. (2018). Política de cotas: emancipação ou amortecimento?. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3446