Letramentos, produção textual e jornalismo: parâmetros para o ensino da notícia

Autores

  • Marcel Henrique Angelo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Que aspectos ligados aos estudos do letramento podem ser úteis à capacitação técnica para o exercício do jornalismo? Tendo em vista que a produção textual constitui atividade central no cotidiano do jornalista, torna-se necessária a investigação do ensino da escrita visando à formação desse profissional. Propõe-se verificar em que medida perspectivas contemporâneas nesse campo do conhecimento, como a dos letramentos múltiplos e a do enunciativismo, servem ao processo de aprendizagem de textos noticiosos pelo estudante de comunicação social. Por fim, pretendemos articular as posições teóricas à prática do jornalismo em determinadas mídias, oferecendo ao aprendiz diretrizes de elaboração textual menos prescritivas.

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Biografia do Autor

Marcel Henrique Angelo, Universidade Federal de Viçosa

Jornalista na Universidade Federal de Viçosa, doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

Angelo, M. H. (2018). Letramentos, produção textual e jornalismo: parâmetros para o ensino da notícia. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3454