A comunicação na transmissão da educação cooperativista

Autores

  • Diego Neves de Sousa Universidade Federal de Viçosa
  • José Benedito Pinho Universidade Federal de Viçosa
  • Nora Beatriz Presno Amodeo Universidade Federal de Viçosa
  • Cleiton Silva Ferreira Milagres Universidade Federal de Viçosa

Resumo

A educação cooperativista requer, cada vez mais, eficientes instrumentos de comunicação adequados à realidade do cooperativismo, como forma de impulsionar e assessorar uma eficiente e equilibrada gestão cooperativa focada nos interesses dos associados e na conquista de melhores resultados. Nesse contexto, este artigo objetiva analisar o papel da comunicação como ferramenta no processo de transmissão da educação cooperativista, com base em estudo realizado em 452 cooperativas do ramo agropecuário, localizadas no Estado de Minas Gerais. Os resultados indicam que a educação cooperativista e a comunicação devam andar juntas, como práticas indissociáveis do processo de gestão cooperativa.

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Biografia do Autor

Diego Neves de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

Gestor de Cooperativas, mestrando em Extensão Rural (UFV/MG)

José Benedito Pinho, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, professor da Universidade Federal de Viçosa

Nora Beatriz Presno Amodeo, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRuralRJ, professora da Universidade Federal de Viçosa

Cleiton Silva Ferreira Milagres, Universidade Federal de Viçosa

Gestor de Cooperativas, mestrando em Extensão Rural (UFV/MG)

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Publicado

2018-12-10

Como Citar

de Sousa, D. N., Pinho, J. B., Amodeo, N. B. P., & Milagres, C. S. F. (2018). A comunicação na transmissão da educação cooperativista. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3497