A GEOGRAFIA FÍSICA NO IBGE 1938-1998

Autores

  • Roberto Schmidt de Almeida Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Resumo

Este artigo tem como principal intuito analisar historicamente um segmento específico da pesquisa geográfica: a que trabalha com os fatores de natureza física que envolve outros campos e áreas da ciência, tais como a Geomorfologia, a Geologia, a Pedologia, a Climatologia, a Hidrologia, a Oceanografia e a Biogeografia, compondo aquilo que é chamado genericamente de Geografia Física. Para tanto, esta análise foi realizada tomando como referência institucional o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, criado em 1938, responsável em suas origens pelo reconhecimento físico do território nacional. Ao longo dos tempos, o IBGE passou por uma série de modificações estruturais que foram moldando o Instituto em suas características, interesses e especificidades atuais como centro de referência nos estudos de caráter geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Schmidt de Almeida, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pesquisador titular em Geografia do Grupo de Memória Institucional do IBGE – Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), Mestre e Doutor em Geografia (UFRJ)

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

de Almeida, R. S. (2018). A GEOGRAFIA FÍSICA NO IBGE 1938-1998. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3508

Edição

Seção

Artigos