EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A DANÇA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
A fim de revelar a importância da dança na Educação dos Jovens e Adultos, propôs-se neste estudo refletir sobre as contribuições que esta linguagem pode oferecer ao processo de aprendizagem do adulto. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa centrada na Dança-Educação foi feita uma apreciação do adulto no contexto escolar, enfatizando suas dificuldades e necessidades para obter um aprendizado agradável e eficiente e um apontamento dos principais conteúdos da dança que poderiam contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de adultos. Para tanto, foram pesquisadas e analisadas as obras literárias de Marques (1997, 1999, 2003), que desenvolve uma proposta de ensino que não parte de um saber artificial, nem de um saber espontâneo, mas de uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora, acreditando que a dança tem um compromisso social de ampliar o escopo, a visão e as vivências corporais do aluno em sociedade a ponto de torná-lo um sujeito criador-pensante de posse de uma linguagem artística transformadora. Ao final deste estudo, pôde-se desvendar uma linguagem que vai muito além do ato de dançar, que não ignora o papel social, cultural e político do corpo em sala de aula para a aprendizagem do aluno, que pode problematizar as relações que se estabelecem em um ambiente escolar, desenvolvendo a auto-afirmação e iniciativas dessa população específica auxiliando no ensino-aprendizagem tanto da dança em si como em outras áreas de conhecimento.Downloads
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Publicado
2018-12-11
Como Citar
Rocha, P. A., & Siviero, E. K. (2018). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A DANÇA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3539
Edição
Seção
Artigos