REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DA LEITURA DOS PROFESSORES DA EJA DO ESTADO DO PARANÁ E A TEORIA BAKHTINIANA

Autores

  • Geni Alberini Roters Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este texto faz parte de dissertação de mestrado que à luz da concepção interacionista de Bakhtin, realiza uma investigação qualitativa com ênfase na observação crítica e reflexiva sobre o discurso e a prática dos professores de uma escola de Ensino Médio em uma EJA de Curitiba. Entre outros objetivos busca verificar se os professores de Língua Portuguesa seguem os preceitos para a leitura literária constantes nas Diretrizes Estaduais de Educação em suas práticas cotidianas. Diretrizes estas que estão embasadas na teoria sócio-interacionista formuladas a partir das idéias do teórico russo Mikhail Bakhtin. No ponto de partida desta análise está “a priori” um levantamento teórico sobre as concepções bakhtinianas interligadas diretamente com o uso da língua e a sua aplicabilidade no ensino de língua materna quais sejam: a interação verbal, dialogismo, enunciado e gêneros do discurso, bem como os conceitos de alteridade e de carnavalização literária sintetizadas para este artigo. Análises iniciais sinalizam discrepâncias entre o discurso e a prática dos docentes, essencialmente pautadas em métodos tradicionais de ensino da Língua Materna e na centralização da figura do professor. Atesta que, no plano do discurso, o professor incentiva o aluno a ler, mas sua prática cotidiana não condiz com o que apregoa.

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Biografia do Autor

Geni Alberini Roters, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Letras (Inglês-Português) pela Pontifícia Universidade Católica. Mestranda da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Roters, G. A. (2018). REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DA LEITURA DOS PROFESSORES DA EJA DO ESTADO DO PARANÁ E A TEORIA BAKHTINIANA. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3545

Edição

Seção

Artigos