IDEOLOGIA NA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DA IMAGEM FOTOGRÁFICA

Autores

  • Carla Alves Santana Universidade Federal de Viçosa
  • Denise Ferreira Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Fernanda Fonseca Pessoa Universidade Federal de Viçosa
  • Jória Motta Scolforo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este artigo faz parte do levantamento de reflexões apuradas sobre a influência da Ideologia na Linguagem Visual. A partir dessas reflexões, pretende-se discutir sumariamente algumas ideologias que permeiam os signos apresentados, na verdade, imagens fotográficas extraídas da Revista VEJA do ano de 2002. Diante da discussão proposta, é possível perceber que variados discursos, visões de mundo e identidades culturais estão presentes nas imagens e que essas transmitem diversos valores aos seus receptores, influenciando-os ideologicamente. Este trabalho contém, ainda, a proposta de alargamento da visão crítica relacionada com a veiculação de mensagens oriundas dos meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Alves Santana, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV

Denise Ferreira Santos, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV

Fernanda Fonseca Pessoa, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV

Jória Motta Scolforo, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Santana, C. A., Santos, D. F., Pessoa, F. F., & Scolforo, J. M. (2018). IDEOLOGIA NA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DA IMAGEM FOTOGRÁFICA. Revista De Ciências Humanas, 2(4). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3820

Edição

Seção

Artigos