Sobre a necessidade da política: Maquiavel e o conhecimento prudencial na organização da vida

Autores

  • Diogo Tourino de Sousa Universidade Federal de Viçosa

Resumo

As formas de conhecimento da política constituem ponto de disputa ao longo da tradição teórica da disciplina, ora enfatizando seu elemento normativo, ora defendendo visões realistas de mundo. Mais do que discussões de método, a adoção de distintas perspectivas acerca do conhecimento é responsável por argumentos substantivos sobre o papel e a importância da política. O artigo discute como Maquiavel marca o nascimento do pensamento moderno ao conferir lugar de destaque para o “príncipe” na organização da vida coletiva, compreendendo sua figura como um lugar teórico. Com isso, o autor propõe bases conceituais para a disciplina e enfatiza, ao mesmo tempo, a necessidade da política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Tourino de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, pesquisador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES-IUPERJ)

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

de Sousa, D. T. (2018). Sobre a necessidade da política: Maquiavel e o conhecimento prudencial na organização da vida. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3855

Edição

Seção

Estudos e Debates