Licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa: um olhar de professores em exercício sobre seu processo de formação inicial

Autores

  • Carmen de Almeida Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Rita de Cássia de Alcântara Braúna Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva Universidade Federal de Viçosa
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Pretende-se neste trabalho identificar a potencialidade dos saberes docentes desenvolvidos na formação inicial, frente à docência; identificar as percepções dos professores sobre o “ser professor”; e apresentar proposições visando ao estreitamento das relações universidade-escola. Foram entrevistados quinze professores de Viçosa-MG, graduados nos cursos de Licenciatura da UFV. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Considera-se necessário investir nos currículos das licenciaturas favorecendo a relação teoria/prática e assim aproximar a universidade das escolas, beneficiando o desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen de Almeida Martins, Universidade Federal de Viçosa

Bolsista IC CNPQ, Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa

Rita de Cássia de Alcântara Braúna, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Coordernadora/Orientadora

Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Co-orientadora

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Co-orientadora

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Martins, C. de A., Braúna, R. de C. de A., Saraiva, A. C. L. C., & Ferenc, A. V. F. (2019). Licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa: um olhar de professores em exercício sobre seu processo de formação inicial. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3911