Inclusão de alunos surdos em uma escola pública mineira: uma visão de pais, alunos e profissionais

Autores

  • Juliana Cristina Fraleon de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Patrícia Claudia da Costa Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, a inclusão de crianças com deficiência auditiva numa escola pública, para compreender os aspectos positivos e negativos desse tipo de inclusão. Os dados foram coletados com questionários específicos para estudantes surdos, seus pais e professores. Também se observou o convívio escolar no recreio, nas aulas diárias, na resolução de provas e de exercícios em sala de aula. A análise aponta que a inclusão ainda não está acontecendo de fato e que diversos fatores dificultam o aprendizado e a interação com os professores e colegas de classe, apesar de a socialização se mostrar positiva em alguns aspectos.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina Fraleon de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Patrícia Claudia da Costa, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Tutora do PET-Educação

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

de Almeida, J. C. F., & da Costa, P. C. (2019). Inclusão de alunos surdos em uma escola pública mineira: uma visão de pais, alunos e profissionais. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3922