A mulher cantada em prosa e verso

a construção da representação social da mulher nas canções de vozes femininas da música popular brasileira (1930-1980).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10799

Palavras-chave:

Mulher, Música, Representação

Resumo

Na música popular brasileira (MPB), o espaço e voz da mulher na construção de sua própria identidade é suprimido quando esta é limitada à posição de objeto-motivo das canções. Nesse sentido, este trabalho busca identificar quando a representação social da mulher se dá como um sujeito/self na MPB, além de dar destaque ao espaço sócio-histórico das cantoras brasileiras nesse processo. Por sua vez, os objetivos específicos se pautam no uso da Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (1961) e da teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin (1929). O material e métodos utilizados consistem na análise qualitativa e quantitativa de enunciados musicais dos principais álbuns de vozes femininas, lançados entre 1930-1980, e retirados do livro “300 Discos Importantes da Música Brasileira” de Charles Gavin (2008). Como resultado, a ênfase na natureza social da linguagem de Bakhtin se mostrou contundente com a aplicação da TRS em um objeto de estudo de caráter interacionista: a música popular. Além disso, devido ao baixo número de composições femininas, o papel da intérprete, por vezes, é essencial para a consolidação da RS de uma mulher-sujeito. Desse modo, apesar da maioria dos enunciados musicais construir a figura da mulher por meio de uma ótica externalizada, há forte influência dos contextos de produção e das conquistas sócio-históricas femininas nas letras das canções analisadas. Assim, destaca-se o dialogismo contexto e discurso na MPB, a qual se constitui como um reflexo sensível de disputas simbólicas sociais.

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Biografia do Autor

Luíza Estéfany Campos Sobreira, Universidade de São Paulo

Ex-aluna do CAp-Coluni e graduanda em Psicologia. 

Anita Maria Ferreira da Silva, CAp-Coluni UFV

Professora de Língua Portuguesa e orientadora do PIBIC-JR. 

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

CAMPOS SOBREIRA, L. E.; FERREIRA DA SILVA, A. M. A mulher cantada em prosa e verso: a construção da representação social da mulher nas canções de vozes femininas da música popular brasileira (1930-1980). Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 131–146, 2020. DOI: 10.47328/rpv.v9i02.10799. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10799. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica