Comentários sobre a verdade dos fatos e o testemunho
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10819Palavras-chave:
verdade; testemunho; políticaResumo
O artigo refere-se ao resultado final de um projeto de pesquisa de iniciação científica feita por estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. O projeto está vinculado à disciplina de Filosofia. O eixo da análise é a relação entre a verdade e o testemunho, mais precisamente com verdade factual. A argumentação é desenvolvida em torno das elaborações conceituais de Hannah Arendt e Giorgio Agamben. O texto sinaliza para a existência de uma tensão entre a verdade factual e a política, e nessa situação de tensão sinaliza para o lugar do testemunho no conjunto desse arranjo. Qual é o lugar do testemunho num contexto em que a tensão entre a verdade e a politica arrisca eliminar a verdade, a veracidade e a confiança entre nós? Quais são as fragilidades da verdade e do testemunho? Há riscos para a política quando do banimento da verdade dos fatos? São essas as questões que orientam a articulação dos argumentos.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva,2003,p.282-325
LEVI, P. Os Afogados e os Sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. 3º edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016, p.7-26
ORWELL,George. 1984. Trad. Alexandre Hubner.São Paulo: Claro Enigma,2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.