O uso de “Smartphones’ e sua influência no processo educativo no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v9i02.10848Palavras-chave:
: Educação; Novas Tecnologias; Comunicação.Resumo
Esta pesquisa buscou analisar o comportamento de estudantes do ensino médio, a partir da obtenção de informações sobre o tempo de uso semanal dos smartphones de estudantes do Colégio de Aplicação da UFV, por meio de ferramentas responsáveis por mapear as atividades no dispositivo durante o período de uma semana. Todos os participantes possuíam smartphones com os sistemas operacionais Android ou IOS, que apresentam a funcionalidade requerida de maneiras distintas. Para o mapeamento nos dispositivos de sistema Android, foi utilizado o aplicativo Phone Usage Time, da empresa JKFantasy, disponível gratuitamente para download. Os estudantes enviaram os dados que informavam o tempo de uso diário, assim como dos 5 aplicativos mais usados durante a semana. A amostra foi composta por 54 estudantes de todas as séries, do sexo masculino e feminino. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos com o auxílio do software LibreOffice Calc. Observou-se que a média de uso diária foi de 4 horas e 41 minutos. Os aplicativos de redes sociais se destacaram como os mais utilizados pelos estudantes. Os resultados encontrados indicam um uso acima do desejável dos “smartphones”, o que indica possíveis problemas decorrentes desse uso. Indica-se maior planejamento pessoal para utilização dessa tecnologia para que a mesma não interfira negativamente na vida acadêmica e saúde dos estudantes. A educação para a utilização da tecnologia, de maneira saudável e sustentável para a comunidade escolar (professores e estudantes) também se faz necessária, por meio de cursos de capacitação visando explorar as funções educacionais dos “smartphones”.
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