Educação Física escolar em tempos de pandemia: O trabalho em uma escola com jogos e brincadeiras tradicionais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais na rede estadual de ensino de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11508Palavras-chave:
Educação Física escolar, Jogos e brincadeiras tradicionais, Regime Especial de Atividades Não PresenciaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas pelo componente curricular Educação Física com os jogos e brincadeiras tradicionais durante o regime especial de atividades não presenciais proposto pela rede estadual de ensino de Minas Gerais. As experiências relatadas foram vivenciadas nas aulas de Educação Física por turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na cidade de Juiz de Fora – MG. Em diálogo com os estudantes e responsáveis foram apresentadas propostas de jogos e brincadeiras tradicionais que pudessem ser realizados em casa, tendo em vista o contexto de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 ocorrido no ano escolar de 2020. As atividades sugeridas levaram em consideração a possibilidade a adaptação do espaço para as suas vivências e a construção de materiais alternativos e adaptados com recursos presentes em casa quando necessário. Metodologicamente tomamos os jogos e brincadeiras tradicionais como um dos saberes que devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física escolar, ressaltando a importância de observarmos a cultura popular presente no contexto regional e comunitário, assumindo-a enquanto construção cultural, histórico e social. Nessa abordagem sobre os jogos e brincadeiras tradicionais os estudantes foram capazes de se expressarem conscientemente e realizarem reflexões críticas sobre como as práticas eram vivenciadas no passado e na atualidade e puderam compreender a importância do movimento e da continuidade das atividades Educação Física escolar mesmo à distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA PONTO DE VISTA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.