Choro: Um movimento de transição da música nacional

Autores

  • Luiz Pereira Cedaf/UFV
  • Sílvio Rodrigo de Moura Rocha Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11816

Palavras-chave:

Choro, Realismo, Romantismo

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de cerca de sete meses de uma pesquisa bibliográfica e discográfica do que, segundo Paula Veneziano (2013), “foi a primeira música urbana tipicamente brasileira”. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo não apenas confirmar essa premissa de o choro ser considerado um representante urbano da música durante o Romantismo e o Realismo, mas também o objetivo de gerar mais conteúdo científico sobre um dos movimentos culturais mais importantes do Brasil, apesar de ainda existir uma quantidade escassa de estudos e materiais de pesquisa sobre esse gênero musical. Com isso em mente, procura-se explicar o choro conforme suas origens e formação, e introduzir alguns conceitos teóricos básicos para que possamos, por último, fazer a análise de choros tradicionais, a fim de comprovar a tese.

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Publicado

21-04-2021

Como Citar

PEREIRA, L.; RODRIGO DE MOURA ROCHA, S. . Choro: Um movimento de transição da música nacional. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01–16, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i1.11816. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11816. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica