Choro: Um movimento de transição da música nacional
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11816Palavras-chave:
Choro, Realismo, RomantismoResumo
Este trabalho apresenta o resultado de cerca de sete meses de uma pesquisa bibliográfica e discográfica do que, segundo Paula Veneziano (2013), “foi a primeira música urbana tipicamente brasileira”. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo não apenas confirmar essa premissa de o choro ser considerado um representante urbano da música durante o Romantismo e o Realismo, mas também o objetivo de gerar mais conteúdo científico sobre um dos movimentos culturais mais importantes do Brasil, apesar de ainda existir uma quantidade escassa de estudos e materiais de pesquisa sobre esse gênero musical. Com isso em mente, procura-se explicar o choro conforme suas origens e formação, e introduzir alguns conceitos teóricos básicos para que possamos, por último, fazer a análise de choros tradicionais, a fim de comprovar a tese.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA PONTO DE VISTA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.