Representatividade importa: um relato de experiência sobre o PIBID e as contribuições do letramento racial crítico para o ensino de inglês
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11832Palavras-chave:
Representatividade, Letramento racial crítico, Ensino de inglêsResumo
Este relato, desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – baseou-se em uma aula de língua inglesa ministrada em uma escola da rede pública da cidade de Viçosa/MG. Nossa aula teve como foco a prática do letramento racial crítico (LRC) sob a luz da representatividade negra na mídia. Para isso, baseamo-nos nos estudos de Ferreira (2014, 2018) e Santos (2020). Fazendo uso de materiais diversificados e priorizando a comunicação oral, objetivamos contribuir para a formação sociocrítica dos alunos através do ensino da língua estrangeria. Dentre as discussões apresentadas neste relato, destacam-se a produtividade do LRC como abordagem pedagógica que proporciona visibilidade e diversidade no ambiente escolar ao mesmo tempo em que desconstrói pensamentos racistas, e a importância de se trabalhar a representatividade na mídia como forma de questionar representações estereotipadas que acarretam a internalização de práticas preconceituosas. Na parte final do trabalho, apontamos para, dentre outras questões, a relevância de práticas educacionais que possibilitem o exercício da cidadania em sala de aula e que promovam a conscientização dos alunos acerca da multiplicidade racial e cultural humana.
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Referências
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