Representatividade importa: um relato de experiência sobre o PIBID e as contribuições do letramento racial crítico para o ensino de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11832

Palavras-chave:

Representatividade, Letramento racial crítico, Ensino de inglês

Resumo

Este relato, desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – baseou-se em uma aula de língua inglesa ministrada em uma escola da rede pública da cidade de Viçosa/MG. Nossa aula teve como foco a prática do letramento racial crítico (LRC)  sob a luz da representatividade negra na mídia. Para isso, baseamo-nos nos estudos de Ferreira (2014, 2018) e Santos (2020). Fazendo uso de materiais diversificados e priorizando a comunicação oral, objetivamos contribuir para a formação sociocrítica dos alunos através do ensino da língua estrangeria. Dentre as discussões apresentadas neste relato, destacam-se a produtividade do LRC como abordagem pedagógica que proporciona visibilidade e diversidade no ambiente escolar ao mesmo tempo em que desconstrói pensamentos racistas, e a importância de se trabalhar a representatividade na mídia como forma de questionar representações estereotipadas que acarretam a internalização de práticas preconceituosas. Na parte final do trabalho, apontamos para, dentre outras questões, a relevância de práticas educacionais que possibilitem o exercício da cidadania em sala de aula e que promovam a conscientização dos alunos acerca da multiplicidade racial e cultural humana.

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Biografia do Autor

Rafael Macário Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Viçosa e bolsista PIBIC/CNPq 2019/2020 e 2020/2021 de Iniciação Científica.

Hilen Pulinho Alves, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Viçosa e bolsista PIBIC/CNPq 2019/2020 de Iniciação Científica. 

Gabriela da Silva Pires, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutora em Linguística. Viçosa/MG. Brasil.

Referências

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Outros sites consultados:

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Publicado

21-04-2021

Como Citar

MACÁRIO FERNANDES, R.; PULINHO ALVES, H.; DA SILVA PIRES, G. . Representatividade importa: um relato de experiência sobre o PIBID e as contribuições do letramento racial crítico para o ensino de inglês . Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01–11, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i1.11832. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11832. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência