A temática evasão escolar no contexto do PROEJA: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11880Palavras-chave:
PROEJA, Evasão, Abandono escolarResumo
O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa a partir da contextualização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA e as temáticas: Evasão/abandono escolar. Foram considerados artigos e trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. Disponíveis em duas bases de dados, no período entre 2009 e 2019. Ressaltando aqueles que foram produzidos entre 2009 e 2012 por serem datas que marcaram o término da primeira e segunda remessa de cursos disponibilizados desde a sua criação (2006).Visando compreender sobre as questões que proporcionaram a Evasão/abandono escolar, esse trabalho também, disponibiliza outras evidências, trazidas pela metodologia Análise de Conteúdo, aplicada aos artigos e trabalhos acadêmicos que se destacaram na revisão integrativa, dos quais emergiram duas categorias: Trabalho/remuneração/benefícios e Professores. A primeira categoria destaca a necessidade da manutenção da sobrevivência, através do trabalho, mesmo que informal. A segunda categoria denota a falta de preparo do corpo docente frente à modalidade de ensino para jovens e adultos. Sendo assim, conclui-se que essa política pública não atendeu, na sua totalidade, aos objetivos previstos.
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