O Dógma e a fé: práticas religiosas populares no catolicismo reformado.
popular practices in reformed Catholicism.
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11907Palavras-chave:
Ultramontanismo, Ortodoxia, HeterodoxiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa de Iniciação Científica, desenvolvida ao logo dos anos de 2019 e 2020 na Universidade Federal de Viçosa / Campus Florestal. O estudo teve como foco central as relações entre o catolicismo popular e os anseios da Reforma Ultramontana. Nos esforçamos em compreender como, em meio às propostas de silenciamento de práticas religiosas tradicionais, essas formas de manifestação da fé resistiram. Trabalhamos com um conjunto documental selecionado, composto por crônicas, cartas ânuas e fotos reunidas em livros organizados pela Congregação do Santíssimo Redentor. Para alcançarmos nossos propósitos, nos baseamos nos princípios teórico-metodológicos estabelecidos por Nicola Gasbarro, em que se diferencia a ortodoxia da ortoprática e considera que as normas existem, mas na prática elas são questionadas e podem ser alteradas, perdendo alguns dos seus pressupostos iniciais.
Downloads
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Ed. Claretiana. São Paulo: Ave Maria, 2010.
BURKE, Peter. (org.). Cultura Popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
COLETÂNEA DE FOTOS. JUIZ DE FORA, 1902-1927. Arquivo da Província do Rio - Juiz de Fora/MG
GASBARRO, Nicola. Il monoteísmo e il fondamentalismo del pensiero. In: MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque (Org.). Religiões e Religiosidades em (con)textos: Conferência e mesa do Simpósio Sudeste da ABHR / Simpósio Internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.
LEITE.J. Os Começos: Redentoristas no Leste Brasileiro. Vol I. Juiz de Fora- MG: março de 1996. P.19.
PETERS, José Leandro. Entre a externalização e a interiorização da fé: os redentoristas e a Reforma Católica no Brasil (1890-1920). (Tese de Doutorado). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos (orgs.). História de Minas Gerais: As Minas Setecentistas. Vol. 2. Belo Horizonte: Autêntica, Companhia do Tempo, 2007.
UNIÃO DOS REDENTORISTAS DO BRASIL. Espiritualidade Redentorista: Textos. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1991. 8 vls.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA PONTO DE VISTA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.