Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12557Palavras-chave:
Educação Física, Norma, Estigma, InclusãoResumo
Este relato de experiência é oriundo da ferramenta de avaliação da disciplina “Corpo, Saúde e Mídia” do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O presente texto tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o conceito de estigma na área de conhecimento da Educação Física, discutindo sobre aspectos que tensionam normas importantes deste fenômeno. Nesse sentido, discutem-se teorizações fundamentais e clássica sobre norma, desvio, estigma e corpo, e ao final, correlacionam-se esses aspectos com a área “Educação Física” e os processos de subversão para inclusão dos estigmatizados.
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