A construção da consciência socioambiental no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12604

Palavras-chave:

PIBID, Escola, Paisagem, ambiente, Teixieras-MG

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente de qualidade, é no presente trabalho o foco da reflexão sobre o ensino de Geografia, a partir da experiência sobre o papel capaz de viver os possíveis dramas e alegrias da prática docente, e também sobre a oportunidade de elaboração e aplicação do projeto “Consciência Socioambiental: uma proposta para o ensino de Geografia” desenvolvido por discentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras-MG, que tem como pano de fundo os preceitos geossistêmicos que apontam para uma compreensão da totalidade do mundo, na esperança de contribuir para a Educação Ambiental com um olhar geográfico (comumente abordada no Ensino Básico pelas disciplinas de Geografia e Ciências/Biologia).

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Biografia do Autor

Philipe de Freitas Sek, UNIVESIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Ex-Bolsista do PIBID-Geografia. Professor, Licenciado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mai: philipe.sek@ufv.br, https://orcid.org/0000-0003-3334-1082

Edson Soares Fialho, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Nascido no Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão). Graduou-se em Geografia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 1998), com mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Viçosa (2002) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas à área de Geociências. Possui experiência na área de Climatologia Urbana e Geografia Física, atuando principalmente nos temas relacionados campo térmico, impacto meteórico, clima e saúde, (des)organização do território e meio ambiente. É coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia do DGE-UFV e Membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia da UFV e da UFES.

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Publicado

14-07-2021

Como Citar

SEK, P. de F. .; FIALHO, E. S. A construção da consciência socioambiental no ensino de Geografia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 01–20, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i2.12604. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12604. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos