Casos de Ensino na Pós-Graduação: Um mergulho em casos reais sobre os jogos de negócios

Autores

  • Sidney Pires Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Mateus José dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12631

Palavras-chave:

Casos de Ensino, Metodologias Ativas, Práticas de Ensino

Resumo

O presente trabalho descreve um caso de ensino elaborado para a disciplina de Jogos de Negócios, ofertada por um curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Viçosa-MG. Na ocasião, os 21 estudantes matriculados na disciplina foram divididos em quatro grupos e, por meio do WhatsApp, os discentes interagiram entre si com o objetivo de resolver um caso de ensino que apresentava uma situação-problema real. As interações foram mediadas pelas tecnologias e cada grupo recebeu um perfil de cliente diferente que precisaria ser estudado entre os integrantes de cada equipe e, ao final, cada grupo precisaria apresentar um argumento consistente resolvendo a problemática supracitada. A atividade intitulada como “Desafio 24 horas” abarca situações cotidianas que emergem o tempo todo no campo dos negócios e requer tomada de decisões fundamentadas e coerentes em tempo hábil, para que os clientes não desistam de realizar suas compras com uma determinada empresa. Nesta lógica, a atividade explorou as atitudes dos pós-graduandos frente a uma problemática que demandou diálogo, colaboração, pesquisa, reflexão e outros valores no âmbito da disciplina de Jogos de Negócios, suscitando o desenvolvimento de uma aprendizagem mais humana e ativa na pós-graduação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Docência na Educação Básica pelo IFMG-Campus Avançado Arcos (2019) e em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá (2013-2015). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Ciências/Química do Colégio Educar de Ervália e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Além disso, é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa e integrante do GEPPFOR ? Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação. Tem interesse pela Educação em Ciências e Educação Química com ênfase na formação de professores, metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação, pensamento crítico e reflexivo e práticas avaliativas em Química.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa , Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne) . Já foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação ;Foi membro do CONSU. Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais. Autora de artigos e capítulos de Livros Nacionais e Internacionais

Referências

APPLE, Michael; WEIS, Lois. Vendo a educação de forma relacional: classe e cultura na sociologia do conhecimento escolar. Educação e realidade, v. 11, n. 1, p. 19-33, 1986.

BOOTH, Charles; BOWIE, Stuart; JORDAN, Judith; RIPPING, Ann. The use of the case method in large and diverse undergraduate business programmes: problems and issues. International Journal of Management Education, v. 1, n. 1, p. 62-75, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 2/2007, aprovado em 31 de janeiro de 2007. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces002_07.pdf.Acesso em: 13 dez. 2020.

CARVALHO, Rodrigo Badaró. Alternativas para a proposta de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 4, n. 7, p. 1-18, 2014.

CASTRO, Patrícia Aparecida Pereira Penkal; TUCUNDUVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. ATHENA - Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, p. 49-62, 2008.

DAMASCENO, Raissa; IGLESIAS, Fabio. Táticas de persuasão de vendedores em shopping-centers: Um estudo de campo. Psicologia Argumento, v. 32, 2017.

ELLET, William. The case study handbook: How to read, discuss, and write persuasively about cases. Harvard Business Press, 2007.

EMMERDOERFER, Magnus Luiz. Como Escrever Casos para o Ensino de Administracao. Revista de Administracão Contemporânea, v. 12, n. 4, p. 1187-1188, 2008.

FARIA, Marina; FIGUEIREDO, Klebler Fossati. Casos de ensino no Brasil: análise bibliométrica e orientações para autores. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 2, p. 176-197, 2013.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

MAHBOUBIAN, Maziar. Educational aspects of business simulation softwares. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 2, n. 2, p. 5403-5407, 2010.

MAMEDE, Walner; ABBAD, Gardênia S. Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018.

AUTOR, X; FUJINAMI, Fábio Takahashi. Jogos Mortais: O uso das novas tecnologias como uma metodologia de ensino. In: Vander Lúcio Sanches Cândido. (Org.). Educação Significativa. 1 ed. Belo Horizonte: Glauks Edições Acadêmicas, 2020, v. 1, p. 183-194.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

NEVES, João Adamor Dias; SOUSA, Manoel Messias; BARBOSA, Francisco Sérgio Carneiro. Habilidades profissionais determinantes do sucesso em vendas. Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n. 5, 2004.

NONO, Maévi; MIZUKAMI, Maria. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 83, n. 203-04-05, 2002.

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. EDUFBA, 2017.

RANDI, Marco Antonio Ferreira; CARVALHO, Hernandes Faustino de. Aprendizagem através de Role-Playing Games: uma abordagem para a educação ativa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 1, p. 80-88, 2013.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 2, p. 213-234, 2007.

Downloads

Publicado

14-09-2021

Como Citar

PIRES MARTINS, S.; DOS SANTOS, M. J. .; DE MELLO, R. M. A. V. Casos de Ensino na Pós-Graduação: Um mergulho em casos reais sobre os jogos de negócios. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 01–13, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i2.12631. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12631. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos