Casos de Ensino na Pós-Graduação: Um mergulho em casos reais sobre os jogos de negócios
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12631Palavras-chave:
Casos de Ensino, Metodologias Ativas, Práticas de EnsinoResumo
O presente trabalho descreve um caso de ensino elaborado para a disciplina de Jogos de Negócios, ofertada por um curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Viçosa-MG. Na ocasião, os 21 estudantes matriculados na disciplina foram divididos em quatro grupos e, por meio do WhatsApp, os discentes interagiram entre si com o objetivo de resolver um caso de ensino que apresentava uma situação-problema real. As interações foram mediadas pelas tecnologias e cada grupo recebeu um perfil de cliente diferente que precisaria ser estudado entre os integrantes de cada equipe e, ao final, cada grupo precisaria apresentar um argumento consistente resolvendo a problemática supracitada. A atividade intitulada como “Desafio 24 horas” abarca situações cotidianas que emergem o tempo todo no campo dos negócios e requer tomada de decisões fundamentadas e coerentes em tempo hábil, para que os clientes não desistam de realizar suas compras com uma determinada empresa. Nesta lógica, a atividade explorou as atitudes dos pós-graduandos frente a uma problemática que demandou diálogo, colaboração, pesquisa, reflexão e outros valores no âmbito da disciplina de Jogos de Negócios, suscitando o desenvolvimento de uma aprendizagem mais humana e ativa na pós-graduação.
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