Ciências com sabor: uma experiência pedagógica de inovação e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12713Palavras-chave:
interdisciplinaridade, Ensino de ciências, letramento científico, culináriaResumo
Este relato aborda a experiência do Projeto Ciências com Sabor desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa (PIBID/UFV). Este projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, localizada no Município de Teixeiras, MG, durante o ano letivo de 2019, com as turmas do Ensino Médio. A experiência pedagógica envolveu todos os pibidianos e professores supervisores juntamente com a coordenadora de área do núcleo Física-Matemática-Química do PIBID/UFV-Campus Viçosa registrando a participação de 296 alunos da escola. O trabalho contou com o apoio dos funcionários, professores e direção da escola. O projeto Ciências com Sabor teve como objetivo desenvolver o letramento científico dos estudantes, a partir de receitas culinárias, propondo um ensino para além da transmissão de conhecimentos (ensino tradicional), favorecendo a participação dos alunos, desenvolvendo autonomia e pensamento crítico. Fundamentamos o trabalho nos estudos de Leontiev (1978), Moreira (2016), Morin (2006), Cachapuz et al (2005) e Freire (2003). Os resultados apresentados apontam para a relevância e a conveniência de se considerar práticas pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas no ensino de ciências na escola básica.
Downloads
Referências
CACHAPUZ, A., GIL-PEREZ, D., CARVALHO, A. M. P., PRAIA, J., VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo, Brasil: Cortez, 2005.
FREIRE, P. Desafios da educação de adultos ante a nova reestruturação tecnológica. In: Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo, Brasil: Editora Moraes, 1978.
MOREIRA, M. D. D. Matemática XXI: Conexões surpreendentes. Tese de Doutorado. Universidade do Porto, Portugal, 2016.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.