A busca pela força-motriz na Geografia:
Curiosity, Inquiry and the Geographical Imagination de Daniel Gade
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12927Palavras-chave:
imaginação;, pesquisa em geografia, epistemologiaResumo
Esta resenha analisa a obra de Daniel Gade Curiosity, Inquiry and the Geographical Imagination (2011). Esta obra, de profunda importância para Geógrafos e pesquisadores, aborda a questão da curiosidade e da investigação na imaginação geográfica. O autor utiliza-se de exemplos históricos de trajetórias profissionais e de pesquisa de geógrafos importantes e realiza um comparativo com as teorias da psicanálise e da filosofia.
Downloads
Referências
GADE, D. Carl Sauer e a força da curiosidade nas pesquisas geográficas In: ROSENDHAL, Z.; CORRÊA, R. L. Sobre Carl Sauer. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011a. p. 21-34.
__________. Curiosity, Inquiry and the Geographical imagination. New York: Peter Lang,2011b.
__________. Cultural geography and the inner dimensions of the quest for knowledge. In: Journal of Cultural Geography. Vol.29 (3). Pensilvânia: 2012.
GOMES, P. C. D. C. Quadros Geográficos: Uma forma de ver, uma forma de pensar. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
SAUER, C. A Educação do Geógrafo. in: GEOgraphia, Ano. II. N.4, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.