As emoções envolvidas na mudança do ensino presencial para o ensino remoto: uma experiência dos alunos do triênio 2019-2021 do Colégio de Aplicação da UFV
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i3.13160Palavras-chave:
Coluni, Pandemia, emoçãoResumo
A pandemia de COVID-19 o processo de ensino-aprendizagem sofreu intensas transformações. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma análise desse fenômeno a partir de um recorte da realidade dos alunos do triênio 2019-2021 do Colégio de Aplicação da Universidade de Viçosa. O objetivo da pesquisa é compreender, sob uma perspectiva emocional da Geografia, como se configura a escola remota, a ressignificação em seus símbolos e experiências, bem como as implicações dessas mudanças na rotina de estudos e nos sentimentos dos estudantes. Para isso, utilizou-se a metodologia de grupo focal. Nesse caso, foram realizados quatro grupos focais, um por turma, cada um contando com a participação de seis estudantes do triênio 19-21 do COLUNI. A análise dos resultados mostrou um olhar muito carinhoso dos alunos em relação à escola presencial, sobretudo, em função da estreita relação com os colegas e professores, além da liberdade para aprender sobre assuntos que iam além da sala de aula. Assim, a não-presença desse espaço de vivência significou, também, a não-presença afetiva das emoções que eram travadas no colégio, o que tornou a dinâmica de estudos solitária e menos interessante. Dessa forma, conclui-se que o processo ensino-aprendizagem vai além do conhecimento adquirido pelo contato com as disciplinas curriculares e suas rotinas de aulas, leituras e avaliações; ele depende, ainda, dos sentimentos. Por tudo isso, reafirma-se que uma escola de excelência e referência na educação vai além de uma estrutura física: é uma experiência memorável, na qual os afetos, símbolos e significados.
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