Um olhar fotográfico: das relações presenciais ao ensino remoto em tempos de pandemia.
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v10i3.13283Palavras-chave:
Fotografia, Ensino de arte, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de artes visuais no contexto do Ensino Remoto Emergencial, ERE, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima, CAp/UFRR, oriunda de um projeto intitulado Um olhar fotográfico que envolveu sete turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e, ainda, acolheu a atuação de cinco bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. As atividades foram desenvolvidas, principalmente, em formato de tarefas e fóruns. Finalmente, as imagens apresentadas pelos estudantes apresentam construções simbólicas que dialogam com suas subjetividades entre o ver e o olhar (TIBURI, 2011) e as transformações que fazem no espaço que habitam (BERQUÓ, 2016).
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Referências
BERQUÓ, Paula Bruzzi. Arte e cotidiano: aproximações táticas. In Arte e espaço: uma situação política do século XXI. RENA, Natacha; OLIVEIRA, Bruno; CUNHA, Maria Helena (Orgs.). Belo Horizonte: Duo Editorial, 2016.
CANTON, Katia. Espaço e lugar. São Paulo: Editora WMF Marins Fontes, 2009.
RUBINSTEIN, Daniel. Em direção à educação fotográfica. In CUNHA, Guilherme; VILELA, Bruno. Espaços compartilhados da imagem: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2015.
TIBURI, Márcia. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Disponível em <http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=26> Acesso em 02/08/2011.
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