Imersão docente e prática pedagógica

percepções de jovens professores em formação inicial através de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.14534

Palavras-chave:

imersão docente, jovens professores, experiência

Resumo

Como é ser um jovem professor? O presente artigo traz algumas reflexões de jovens professores que, estão em formação inicial e apresenta perspectivas de experiências com/para a construção da carreira docente. É na busca de pensar todo este processo, que os autores lançam mão de uma metodologia de narrativas autobiográficas como contribuidora de pensar a formação que cada um teve, partindo principalmente de um processo de análise de um Programa Imersão Docente como meio de formar estudantes de licenciatura, como parte de um acréscimo e/ou aditivo na formação. É na busca de trazer os próprios relatos que os autores conseguem trazer comparações de atuar em um colégio federal e, também, percepções na rede pública municipal e também em uma instituição privada. Entender as multiplicidades dos seres e as subjetividades docentes colaboram como forma de atuar com/para um processo de formação docente mais efetivo. Com isso, compara-se com as experiências obtidas em estágios curriculares obrigatórios. Através desses relatos, pode perceber que o Programa auxiliou e formou de forma muito benéfica a construção da carreira docente, principalmente tratando de jovens docentes.

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Publicado

02-11-2022

Como Citar

BELÉM HORTA, Ícaro; GOMES LAUDARES, M. L. Imersão docente e prática pedagógica: percepções de jovens professores em formação inicial através de experiências. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 01–18, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v11i2.14534. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14534. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos