Imersão docente e prática pedagógica
percepções de jovens professores em formação inicial através de experiências
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.14534Palavras-chave:
imersão docente, jovens professores, experiênciaResumo
Como é ser um jovem professor? O presente artigo traz algumas reflexões de jovens professores que, estão em formação inicial e apresenta perspectivas de experiências com/para a construção da carreira docente. É na busca de pensar todo este processo, que os autores lançam mão de uma metodologia de narrativas autobiográficas como contribuidora de pensar a formação que cada um teve, partindo principalmente de um processo de análise de um Programa Imersão Docente como meio de formar estudantes de licenciatura, como parte de um acréscimo e/ou aditivo na formação. É na busca de trazer os próprios relatos que os autores conseguem trazer comparações de atuar em um colégio federal e, também, percepções na rede pública municipal e também em uma instituição privada. Entender as multiplicidades dos seres e as subjetividades docentes colaboram como forma de atuar com/para um processo de formação docente mais efetivo. Com isso, compara-se com as experiências obtidas em estágios curriculares obrigatórios. Através desses relatos, pode perceber que o Programa auxiliou e formou de forma muito benéfica a construção da carreira docente, principalmente tratando de jovens docentes.
Downloads
Referências
FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. 385f. 2018. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado em Educação, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais.
FERREIRA, Débora Schardosin; TONINI, Ivaine Maria. HÁ UMA ESCOLA COMO LUGAR EM PERÍODO DE PANDEMIA?. Revista Ensaios de Geografia, Niterói, v. 5, n. 0, p. 10, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
LEAL, Alida Angelica Alves. Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público. 2017. 412f. 2017. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado em Educação, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais.
NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed.Natal: EDUFRN, 2014. p. 143-175
OLIVEIRA, V. M. de; SATRIANO, C. R. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, [S. l.], v. 23, n. 51, p. 369–386, 2018. DOI: 10.26512/lc.v23i51.8231. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231. Acesso em: 20 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.