Extremos termo-higrométricos e óbitos por doenças respiratórias em Paracatu-MG
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.14773Resumo
É imprescindível a busca pela melhor qualidade de vida para o ser humano, e para isso o estudo de das condições climáticas que podem influenciar na qualidade de vida da população e na ocorrência de certas Doenças Sensíveis ao Clima (DSC) também se torna indispensável. Neste sentido, o estudo do clima regional é de grande valia para estabelecer uma comparação entre as variações de temperatura (mínima e máxima) e umidade relativa mínima com o registro de doenças respiratórias. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de correlacionar os extremos termo-higrométricos e os óbitos por doenças do aparelho respiratório em Paracatu-MG. Para a realização do trabalho foram obtidos dados da Estação Meteorológica Convencional de Paracatu do INMET utilizando como base o período de 1996 a 2018. Além dos dados climáticos, foram obtidos junto ao DATASUS os dados de óbitos por doenças do aparelho respiratório. Diante dos resultados apresentados neste trabalho, é possível afirmar que não há correlação entre os extremos termo-higrómetricos e os óbitos por doenças no aparelho respiratório em Paracatu-MG. Apesar dos extremos termo-higrométricos não gerarem correlação com os óbitos por doenças do aparelho respiratório, vale aqui salientar que tais extremos geram desconforto termo-higrométrico que prejudicam a qualidade de vida da população, provocando processos de exaustão física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.