Aspectos no percurso formativos dos residentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v11i2.15005Palavras-chave:
Formação, Ensino Remoto, Residência PedagógicaResumo
Este artigo discorre sobre resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Programa Residência Pedagógica: aspectos do percurso formativo de residentes”, submetido ao Edital 10/2020 – PROPESP, que tem como objetivo evidenciar em que aspectos o PRP contribui para a formação inicial dos discentes residentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Para este texto, intencionamos identificar aspectos do processo formativo de residentes no ensino remoto, buscando analisar a perspectiva de como foi encaminhada a formação, tomando como referência os conteúdos conceituais e procedimentais de Zabala (1998). Para isso, o estudo constitui-se como descritivo-interpretativo, de abordagem qualitativa, em que foram analisadas as salas de aula virtuais criadas pelos docentes, bem como, os materiais de orientação, tais como os planos dos módulos. Os materiais analisados foram da segunda etapa do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Matemática/IEMCI/UFPA, desenvolvido no período de abril a setembro de 2021. Das análises é possível afirmar que os docentes organizaram tanto as salas de aula virtuais, quanto os materiais orientadores, pautados na consideração da necessidade de trabalhar conteúdos conceituais e procedimentais durante o processo de formação de futuros docentes.
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