Elaboração de uma sequência didática no contexto do novo ensino médio com foco nas reações químicas de uma produção cinematográfica

Autores

  • Sabrina Gardoni Peixoto Guimarães Escola Estadual Engenheiro Caldas – Caratinga – Minas Gerais – Brasil
  • Regina Simplício Carvalho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15007

Palavras-chave:

Sequência didática, reações químicas, feira de ciências, contextualização

Resumo

A prática do ensino de ciências tem sofrido modificações, principalmente no que concerne às discussões e escolhas metodológicas de sala de aula para a formação dos estudantes. As feiras de conhecimento enquanto prática pedagógica e técnica que produz intercâmbio de informações e estabelecimento de conexões por meio de exposições de trabalhos têm dado espaço a cenários temáticos e os alunos contribuem com performances variadas por meio de pesquisas embasadas em contextos específicos. A Química enquanto disciplina integrante do componente curricular de Ciências e suas Tecnologias, além de dar suas contribuições em conteúdo específico com o conhecimento teórico-prático, pode promover uma interação dialógica com todos os segmentos do sistema, possibilitando uma busca satisfatória por pesquisas que expliquem os fenômenos e processos relativos ao tema de estudo. Frente ao desafio de trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, definido para a feira de conhecimento escolar de nome Engenharte, foi proposto o desenvolvimento de uma sequência didática com foco nas reações químicas que emitem luz e variam cores para construção de cenários cinematográficos, permeando o caminho de investigação das aulas experimentais de química. A sequência didática aborda o estudo das reações químicas do tipo ácido-base e as reações fotoquímicas. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, de caráter exploratório desenvolvida em sete etapas. Cada etapa foi elaborada a partir de uma análise de dados fundamentada na descrição da vivência escolar. Os registros diários, bibliográficos e fotográficos escritos neste trabalho abrangem o contexto escolar, a temática abordada (cinema), os conhecimentos específicos de química estudados, assim como o subtema (ficção científica) em questão. As mudanças neste contexto educacional são notáveis: mesclar disciplinas, conceitos e o saber fazer geram resultados incríveis tanto para o crescimento pessoal quanto para a ampliação de conhecimentos do educando.

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Biografia do Autor

Sabrina Gardoni Peixoto Guimarães , Escola Estadual Engenheiro Caldas – Caratinga – Minas Gerais – Brasil

Professora de Química da Educação Básica na cidade de Caratinga - Minas Gerais, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional (PROFQUI) - POLO da Universidade Federal de Viçosa - MG.

Regina Simplício Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado e doutorado em Química pelo Departamento de Química da UFMG e residência pós-doutoral em História (História da Ciência) pela FAFICH-UFMG. Atua na área de história da ciência, ensino de química e ciência dos materiais. Professora no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

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Publicado

04-07-2023

Como Citar

GUIMARÃES , S. G. P.; CARVALHO, R. . S. Elaboração de uma sequência didática no contexto do novo ensino médio com foco nas reações químicas de uma produção cinematográfica. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15007. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15007. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos