Mapeamento geográfico participativo dos casos de doenças decorrentes de arboviroses na cidade de Bayeux – PB

Autores

  • Carlos de Oliveira Bispo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15315

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Geografia, Mapa

Resumo

Arboviroses se constituem em um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Nesse sentido, este artigo objetiva socializar e discutir resultados obtidos em um projeto de intervenção pedagógica na educação básica, que é voltado para a prevenção de arboviroses em uma escola da rede pública de ensino no município de Bayeux-PB. A pesquisa foi orientada pela abordagem pedagógica construtivista (SOLÉ; COLL, 2006; ZABALA, 2007). Para a produção deste artigo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, aulas, palestras e debates com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a temática arboviroses; análises espaciais com imagens de satélite, trabalho de campo, entrevistas e confecção de mapa participativo sobre os casos prováveis de arboviroses no entorno da escola. No desenvolvimento da pesquisa, os estudantes conseguiram atuar de maneira ativa como jovens protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, extrapolando o aprendizado de dentro da sala de aula para sua própria comunidade. Conclui-se, portanto, que se obteve êxito na intervenção pedagógica, de modo que houve construção de conhecimentos efetivos para o combate ao mosquito do Aedes, fortalecendo, assim, a conscientização ambiental dos estudantes e da comunidade na qual a escola está inserida.

 

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Publicado

29-06-2023

Como Citar

BISPO, C. de O. Mapeamento geográfico participativo dos casos de doenças decorrentes de arboviroses na cidade de Bayeux – PB. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15315. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15315. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos