Sob o signo de Janos

Implicações geopolíticas para projetos de Educação Patrimonial

Autores

  • Leonardo Civale Universidade Federal de Vicosa
  • Ana Carolina Fernandes Gonçalves Universidade Federal de Viçosa/Aluna https://orcid.org/0000-0002-8847-7852

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15401

Palavras-chave:

Educação patrimonial, território, patrimônio cultural

Resumo

O presente artigo é fruto da iniciativa de interpretar a educação patrimonial, contida nas políticas internacionais de preservação do patrimônio cultural e natural, a partir da perspectiva geográfica do “lugar” e da “territorialidade”, propostos, respectivamente, por Doreen Massey e Rogério Haesbaert.  Para realizar esta interpretação, foram selecionadas 23 cartas patrimoniais que situam a educação patrimonial no debate internacional promovido pela Sociedade Civil e Estados Nacionais para solucionar as dificuldades de operacionalização das demandas assumidas pelos Estados nas convenções internacionais para salvaguarda do patrimônio. Por meio de análise documental, foi realizada a coleta de dados relativos às propostas de educação contidas nestes documentos e o papel que a educação patrimonial assume nelas. A partir dos resultados da análise, é apresentada a interpretação dos dados com base nos fenômenos de “multiterritorialidade” e “des-territorialização”, situando as políticas de preservação como estratégias de integração territorial e a educação patrimonial como táticas de ocupação territorial. Como conclusão final, o leitor é convidado a refletir sobre o papel do educador nestes projetos político-pedagógicos da educação patrimonial.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Fernandes Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa/Aluna

Formada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pela UFV, 2005, com especialização Lato Sensu em Filosofia pela UFOP, 2012, Mestrado em Educação pela UFV, 2022. Professora concursada da Rede Estadual de Minas Gerais, desde 2006, com atuação como coordenadora de projetos no programa Reinventando o Ensino Médio- 2013-2014, e coordenadora geral do Novo Ensino Médio, desde 2021.

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Publicado

02-05-2023

Como Citar

CIVALE, L.; FERNANDES GONÇALVES, A. C. Sob o signo de Janos: Implicações geopolíticas para projetos de Educação Patrimonial. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 01–20, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15401. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15401. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos