O papel da escola e da educação física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil: análise comparativa entre as percepções de acadêmicos, professores da educação básica e do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47328/rpv.v12i1.15408Palavras-chave:
Educação Física; escola; obesidade juvenil.Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre as percepções de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), professores de EF atuantes na educação básica e no ensino superior sobre o papel da escola e da EF no controle do sobrepeso e da obesidade juvenil. O grupo amostral foi composto por 137 participantes (100 acadêmicos de EF, 15 professores de EF atuantes na educação básica e 22 no ensino superior). Após a coleta e análise de dados, verificou-se que os participantes da pesquisa avaliam necessária a realização de adequadas intervenções para a prevenção e controle da obesidade na população juvenil. A escola é percebida como um espaço potencial para a criação de estratégias ao cuidado da obesidade em perspectivas biológicas e psicológicas. Contudo, trata-se de uma iniciativa que demanda investimentos e políticas por parte do poder público, das IES com vistas a uma efetiva intervenção no espaço escolar.
Downloads
Referências
AFSHIN, A. et al. Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 years. New England journal of medicine, v. 377, n. 1, p. 13-27, 2017.
AFSHIN, A. et al. Health effects of dietary risks in 195 countries, 1990–2017: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2017. The Lancet, v. 393, n. 10184, p. 1958-1972, 2019.
BAGGIO, M. A. et al. Obesidade infantil na percepção de crianças, familiares e profissionais de saúde e de educação. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 30,p.1-13, 2021.
BARBOSA, W. A. et al. Prevenção da obesidade infantil na escola: o papel da educação física. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 13, n. 84, p. 562-574, 2019.
BERTRAM, M. Y. et al. Investing in non-communicable diseases: an estimation of the return on investment for prevention and treatment services. The Lancet, v. 391, n. 10134, p. 2071-2078, 2018.
BOLU, S.; DIREKÇI, I.; ASIK, A. Effects of childhood obesity on ocular pulse amplitude and intraocular pressure. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 86, n. 2, p. 121-126, 2023.
BORGES-SILVA, C. N. Sobrepeso e obesidade infantil: implicações de um programa de lazer físico esportivo. São Paulo: Instituição Educacional São Miguel Paulista, 2011.
BRASIL. Lei no 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União 2009; 17 jun.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2019: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Brasília: Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis; 2020.
CAIRD, J. et al. Does being overweight impede academic attainment? A systematic review. Health Education Journal, v. 73, n. 5, p. 497-521, 2014.
CARVALHO, A. R. M.; BELÉM, M.O.; ODA, J.Y. Sobrepeso e obesidade em alunos de 6-10 anos de escola Estadual de Umuarama/PR. Arq Ciências Saúde UNIPAR, v. 21, 2017
CHOOI, Y. C.; DING, C.; MAGKOS, F. The epidemiology of obesity. Metabolism, v. 92, p. 6-10, 2019.
COSTA, M. A. P.; SOUZA, M. A.; OLIVEIRA, V. M. Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores. Educação e Pesquisa, v. 38, p. 653-665, 2012.
DAUWE, Fabiano. História Moderna. Indaial: Uniasselvi, 2008. 180 p.
ENES, C. C.; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 13, n.1, p. 163-171, 2010.
FAÚNDES, A.; MIRANDA, L.; BENTO, S. F. The Possible Contribution of being Born by Cesarean Section to Developing Childhood Overweight and Obesity in Later Life Rev Bras Ginecol Obstet , v. 43, n. 6, p. 487–489, 2021.
FERNANDES, M. M.; PENHA, D. S. G.; BRAGA, F. A. Obesidade infantil em crianças da rede pública de ensino: prevalência e consequências para flexibilidade, força explosiva e velocidade. Revista da Educação Física/UEM, v. 23, n. 4, p. 629-634, 2012.
GREENLEAF, C., WEILLER, K. Perceptions of youth obesity among physical educators Social Psychology of Education, v. 8, n. 4, p.407- 423, 2005.
GONÇALVES, A. S.; AZEVEDO, A. A. A re-significação do corpo pela Educação Física escolar, face ao estereótipo de corpo ideal construído na contemporaneidade. Pensar a prática, v. 10, n. 2, p. 33-51, 2007.
GUEDES, D.P; GUEDES, J. E. R. P Controle do Peso Corporal: Composição Corporal Atividade Física e Nutrição. Londrina: Midiograf, 1996.
GUEDES D. P.; GUEDES J. E. R. P. Atividade física, aptidão física e saúde. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 23º de agosto de 2012;1(1):18-35. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/451. Acesso em: 28 nov. 2022.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. tradução de Sônia M. S. Fuhrmann. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MATOS, K. S.; ZOBOLI, F.; MEZZAROBA, C. O bullying nas aulas de educação física escolar: corpo, obesidade e estigma. Atos de Pesquisa em Educação, v.7, n. 2, p. 271-194, 2012.
MINAS GERAIS. Secretaria de Educação Estadual. Resolução 2.253/13, artigo 4º. SEE, 2013.
MIRANDA, M. J. Educação Física e saúde na escola. Revista de Ciências Ambientais e Saúde, v. 33, n. 4, p. 643-653, 2006.
MIZIARA, A. M. B.; VECTORE, C. Excesso de peso em escolares: percepções e intercorrências na escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 283-291, 2014.
MORRISON, T. G.; O’CONNOR, W. E. Psychometric properties of a scale measuring negative attitudes toward overweight individuals. The Journal of Social Psychology, v. 139, n.4, p.436–445, 1999.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7 ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017.
PHELAN, S. M. et al. Impact of weight bias and stigma on quality of care and outcomes for patients with obesity. Obesity reviews, v. 16, n. 4, p. 319-326, 2015.
PINEDA, E.; BASCUNAN, J; SASSI, F. Improving the school food environment for the prevention of childhood obesity: what works and what doesn't. Obes Rev. v. 22, n. 2, 2021.
PRICE, J. H.; DESMOND, S. M.; RUPPERT, E. S. Elementary physical education teachers’ perceptions of childhood obesity. Health Education, v.21, n.8, p.26–32, 1990.
QUEK, Y. et al. Exploring the association between childhood and adolescent obesity and depression: a meta?analysis. Obesity reviews, v. 18, n. 7, p. 742-754, 2017.
SECCHI, K.; CAMARGO, B. V.; BERTOLDO, R. B. Percepção da imagem corporal e representações sociais do corpo. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 25, p. 229-236, 2009.
SILVA, A. C.; LUDORF, S. M. Envelhecendo como professor de Educação Física: um olhar sobre o corpo e a profissão. Journal of Physical Education, v. 21, n. 4, p. 645-654, 2010.
SILVA FILHO. Educação física escolar como ferramenta de prevenção da obesidade. 2013. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Programa Pró-Licenciatura da Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SILVA, Y. M. P.; COSTA, R. G; RIBEIRO, R. L. Obesidade infantil: uma revisão bibliográfica. Saúde & Ambiente em Revista. v. 3, n. 1, p. 1-15, 2008.
SIMMONDS, M. et al. Predicting adult obesity from childhood obesity: a systematic review and meta?analysis. Obesity reviews, v. 17, n. 2, p. 95-107, 2016.
SINGH, A. S. et al. Tracking of childhood overweight into adulthood: a systematic review of the literature. Obesity reviews, v. 9, n. 5, p. 474-488, 2008
STONER L, et al. Efficacy of Exercise Intervention for Weight Loss in Overweight and Obese Adolescents: Meta-Analysis and Implications. Sports Med. v. 46, n.11, p. 1737–51, 2016.
THOMAS, J. R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Research methods in physical activity. 7 ed. Champaign, IL: Human Kinetics, 2015.
VERGA, S. M. P. et al. O sistema familiar buscando a transformação do seu comportamento alimentar diante da obesidade infantil Rev Bras Enferm, v.75, v. 4, p.1-9, 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). International classification of diseases for mortality and morbidity statistics (11th Revision). Geneva: World Health Organization, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). World health statistics 2021: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. Geneva: World Health Organization, 2021a.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO discussion paper: Draft recommendations for the prevention and management of obesity over the life course, including potential targets, 2021b.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO reference 2007: growth reference data for 5-19 years. Geneva: World Health Organization, 2007.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). World Obesity Day 2022: Accelerating action to stop obesity. Geneva: World Health Organization; 2022. Disponível em: https://www.who.int/news/item/04-03-2022-world-obesity-day-2022-accelerating-action-to-stop-obesity. Acesso em: 08 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ponto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.